Segurança nas escolas: Planejamento é fundamental

A escola já não é mais somente o berço do saber no qual repousa o conhecimento, pois todos os dias constatamos casos de violência em todos os níveis de ensino.
Bullying, atos de vandalismo e até mesmo mortes tem se tornado freqüentes entre alunos, sendo  necessário que em caráter de urgência se mude a mentalidade de seus dirigentes.
A instituição de ensino ao receber o estudante menor  é responsável por sua guarda , integridade física e moral, desta forma não há mais como termos escolas comprando câmeras e alocando homens sem planejamento e treinamento, visto que  hoje temos escolas de ensino fundamental e médio que passam de 500 alunos matriculados freqüentando seus cursos.
O atentado ocorrido no Rio de Janeiro no dia 07 pp., nos mostra claramente que a falta de  planejamento de segurança em um momento de crise pode causar catástrofes irreversíveis.
Ter planejamento em segurança não significa termos homens  ostentando armas pelos corredores para manutenção da segurança e sim termos um planejamento que vise a manutenção da ordem e tranqüilidade com controle de acesso eficiente, barreias físicas e equipamentos  adequados, profissionais capacitados e treinados, e a interação das pessoas que pertencem àquela instituição seguindo as normas e procedimentos estabelecidos para ela.
Vale lembrar que câmeras e homens não são nada sem plano de segurança personalizado realizado após um diagnóstico ou auditoria em segurança que identifique as vulnerabilidades indicando tecnologia e procedimentos adequados àquela instituição.
É fundamental que se dissemine a Cultura de Segurança para que todos entendam que fazem parte do processo para estarem realmente seguros.
Ter Cultura de Segurança significa saber de quem compramos produtos e serviços e de que maneira podemos contribuir para que as normas e procedimentos sejam seguidos.
A maioria das pessoas tem “sensação de segurança” e não segurança propriamente dita, elas acham que estão seguras por não saberem realmente o que é necessário para estarem seguras. Imaginam que câmeras instaladas e os homens uniformizados garantirão a sua tranquilidade.
Se na escola que ocorreu este atentado houvesse este planejamento certamente o invasor não teria tido acesso às áreas restritas da instituição  evitando-se assim este trágico desfecho.
É necessário que cada instituição de ensino tenha um planejamento de segurança personalizado elaborado por um Consultor de Segurança Especialista no qual haja normas e procedimentos impressos claramente estabelecidos para que funcionários,  corpo de segurança e alunos  sigam  por ocasião de uma crise.
Hoje no mercado de segurança o que mais temos são  vendedores de soluções que se intitulam “consultores em segurança”.
Para que o consultor seja qualificado, ele precisa possuir titulação para tanto, adquirida por conta de sua aprovação em um curso de MBA em Gestão  Estratégica de Segurança Empresarial ou certificações do tipo CPP (Certified Protection Professional), ASE (Analista de Segurança Empresarial), CSE (Certificado Especialista de Segurança), pois estes profissionais possuem uma visão abrangente das necessidades de segurança dos empreendimentos. Estas titulações medem objetivamente o conhecimento do profissional de segurança nas diversas áreas nas quais ele pode atuar.
Após termos conhecimento desta cultura de segurança, feito o  diagnóstico, elaborado o projeto e seguidas as normas e procedimentos poderemos falar que estamos realmente mais seguros.

Sobre yarargdias

Sou Consultora e Auditora Especialista em Gestão de Pessoas, Carreira, Liderança e Coaching, Especialista em Segurança Empresarial e Cultura Organizacional Disney, Estrategista Digital. Mentora, Escritora, Palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas / Relações Interpessoais, Qualidade em Serviços, Liderança e Engajamento de Funcionários, Educação, Segurança, Bullying, Cyberbullying e Disciplina Positiva. Membro Consultor da Comissão Especial de DIREITO ANTIBULLYING da OAB/SP até Dez/2018. Cursos em Qualidade em Serviços, Excelência em Liderança, Engajamento de Funcionários pelo Disney Institute, Orlando, Flórida – US. Graduada em Direito, Pedagogia e Pós Graduada em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching, MBA em Gestão Estratégica de Segurança Empresarial. Autora do livro: ​Coisas que os pais precisam saber sobre os filhos. Autora da apostila dos cursos Excelência no Atendimento, o método por trás da Magia, Leadership Excellence - A liderança inspiradora e Segurança em Instituições de Ensino.
Esse post foi publicado em Posts. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário