Vigilante não pode revistar prestador de serviço ou doméstica em condomínio

Gente, recebo várias perguntas que dado à detalhes enviados não posso colocar aqui para não expor ninguém, falo sempre isso aqui e no meu Instagram @yarargdias, os condomínios e associações de moradores precisam parar com essa ilegalidade.

Revistar um prestador é apenas marketing que a empresa de segurança faz, pois esta “medida de segurança” não é medida de segurança nem aqui nem na China.

É uma besteira ineficaz e ilegal!

Tanto o consultor especialista em segurança (não estou falando de mané voador que não sabe nada e sim quem tem formação como eu para isto), quanto a empresa de segurança sabem exatamente que a medida eficaz é o morador cuidar da própria casa ou apartamento e medidas de segurança que ele precisa dentro da sua casa.

Não há uma lei específica que diga que prestador de serviço não pode ser revistado por vigilantes e nem precisa, pois cabe somente à as autoridades policiais e judiciais ou seus agentes promover a busca pessoal ou revista.

Há julgados com este entendimento no STJ no sentido da ilegalidade da busca pessoal feita por vigilantes. Quando se trata de busca pessoal a conhecida revista, por vigilante não pode ser feita, pois ele é um civil igual a você.


Vigilante não é polícia.


Caso ocorra a obrigatoriedade da revista no condomínio você pode se negar e chamar a PM para comprovar a ilegalidade, filmar e registrar boletim de ocorrência para entrar com ação indenizatória contra o condomínio por estarem agindo ilegalmente.


Caso o PM diga que você tem que ser revistado, não tendo vc furtado ou roubado nada do condomínio cabe tb representação contra o PM.

E olha, pra ficar bem claro, consultor de segurança que se presta ao absurdo de não barrar veementemente a revista pessoal no projeto que faz e empresa de segurança que cede à pressão de síndico ou diretor de associação desinformado comete o mesmo é absurdo.

Bom lembrar que no caso de uma ação indenizatória a empresa responderá solidariamente com o condomínio.

Leia também o post inicial sobre este assunto.

Sobre yarargdias

Sou Consultora e Auditora Especialista em Gestão de Pessoas, Carreira, Liderança e Coaching, Especialista em Segurança Empresarial e Cultura Organizacional Disney, Estrategista Digital. Mentora, Escritora, Palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas / Relações Interpessoais, Qualidade em Serviços, Liderança e Engajamento de Funcionários, Educação, Segurança, Bullying, Cyberbullying e Disciplina Positiva. Membro Consultor da Comissão Especial de DIREITO ANTIBULLYING da OAB/SP até Dez/2018. Cursos em Qualidade em Serviços, Excelência em Liderança, Engajamento de Funcionários pelo Disney Institute, Orlando, Flórida – US. Graduada em Direito, Pedagogia e Pós Graduada em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching, MBA em Gestão Estratégica de Segurança Empresarial. Autora do livro: ​Coisas que os pais precisam saber sobre os filhos. Autora da apostila dos cursos Excelência no Atendimento, o método por trás da Magia, Leadership Excellence - A liderança inspiradora e Segurança em Instituições de Ensino.
Esse post foi publicado em Posts, segurança e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Vigilante não pode revistar prestador de serviço ou doméstica em condomínio

  1. JONADABE disse:

    Acabei de ser ameaçado por um vigilante que queria que eu voltasse até o local onde ele estava pra abrir minha mochila,eu perguntei o que ele queria encontrar porque estava com minhas ferramentas na outra mão e ele me ameaçou falando que amanhã eu não vou poder entrar no condomínio pra prestar meu serviço , preciso de ajuda

Deixe um comentário