Como tratar a segurança em condomínios de casa

condominio-de-casaManter a segurança em condomínio não é lá uma tarefa muito fácil.

Se o condomínio for de casas a situação se complica frente as peculiaridades que estes condomínios tem em relação aos apartamentos, mas é difícil se melhorar a segurança e assim mante-lo seguro?

Não, não é difícil, mas será necessário planejamento estratégico e dedicação para que se desenvolva a cultura de segurança.

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que segurança não se faz somente com homens e equipamentos, um aspecto fundamental da segurança é o desenvolvimento da cultura de segurança.

Para que um condomínio ou residencial como são os de Alphaville por exemplo se mantenha seguro é fundamental que se desenvolva a “cultura de segurança”, pois quando o morador também entende que a segurança não se faz só com homens e equipamentos e sim com procedimentos e rotinas diárias que ele deve ter em sua residência é que “amarramos o cinto” e ficamos realmente seguros.

Planejamento estratégico de segurança, verificações rigorosas de entrada e saída de prestadores e visitantes, critérios nas liberações feitas por parte do morador, atualização de permissões periodicamente, revogando as permissões de entrada de prestadores de serviços que não trabalham mais na residência, manter portas e janelas fechadas não dando fácil acesso à pessoas estranhas são, entre outras, medidas que aumentam a segurança.

Instalar câmeras também é recomendado, mas apenas para averiguar a situação caso haja, pois hoje em dia, câmeras não intimidam mais os marginais.

O desenvolvimento de “rotinas” de segurança pelo morador dificulta a ação de marginais. Deixar a casa  e os veículos sempre trancados, recolher objetos que  possam ser facilmente levados embora, ser discreto não comentando na frente de empregados suas rotinas diárias de trabalho e lazer, não guardar valores ou jóias em casa ou se guardar deixar sempre em local seguro e de difícil acesso para que os empregados não saibam o que você mantém em casa, não ostentar, manter atualizada a lista de prestadores que tem permissão para adentrar sua residência, não cadastrar prestadores de serviços como parente ou amigo, são entre outros alguns dos fatores que o deixarão mais seguro.Portanto, é fundamental que os moradores façam a sua parte para que tenha-se realmente segurança em condomínios de casa.

 

Sobre yarargdias

Sou Consultora e Auditora Especialista em Gestão de Pessoas, Carreira, Liderança e Coaching, Especialista em Segurança Empresarial e Cultura Organizacional Disney, Estrategista Digital. Mentora, Escritora, Palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas / Relações Interpessoais, Qualidade em Serviços, Liderança e Engajamento de Funcionários, Educação, Segurança, Bullying, Cyberbullying e Disciplina Positiva. Membro Consultor da Comissão Especial de DIREITO ANTIBULLYING da OAB/SP até Dez/2018. Cursos em Qualidade em Serviços, Excelência em Liderança, Engajamento de Funcionários pelo Disney Institute, Orlando, Flórida – US. Graduada em Direito, Pedagogia e Pós Graduada em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching, MBA em Gestão Estratégica de Segurança Empresarial. Autora do livro: ​Coisas que os pais precisam saber sobre os filhos. Autora da apostila dos cursos Excelência no Atendimento, o método por trás da Magia, Leadership Excellence - A liderança inspiradora e Segurança em Instituições de Ensino.
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário