Reflexões sobre o ENEM

Não acredito que fazer uma prova da forma que tem sido feito o ENEM seja o melhor para que se faça uma avaliação real de como está a educação brasileira.

Se o ENEM não é obrigatório para todos os alunos, não creio que seja parâmetro para se apurar nada.

Se instituímos uma prova e a tornamos obrigatória a todos os alunos aí sim esta  avaliação terá valor, pois certamente será um resultado mais honesto e claro do real desempenho  da escola na formação de seus alunos.

Fazer uma prova para medir desempenho e não torna-la obrigatória a todos os alunos é uma brincadeira, isto falando em escolas particulares, quando falamos em escolas públicas aí a coisa fica mais engraçada ainda.

Ora, quais foram as escolas públicas que se destacaram?

As escolas públicas que se destacaram foram os colégios de aplicação de universidades, colégios militares, escolas federais e escolas técnicas.

Estas escolas tem como linha mestra o objetivo de manter o desempenho de seus alunos realmente altos, não raras vezes  realizam provas de seleção para admissão do aluno e não tem nem de longe o perfil de uma escola pública comum.

Pergunto:

E as escolas nas quais a grande massa estuda, as estaduais e municipais?

Não aparecem junto às de destaque por que?

Se  queremos avaliar como está a educação no país, devemos tornar esta prova obrigatória a todas as escolas e todos os alunos.

Deveriamos isentar todos os alunos do pagamento da taxa do ENEM que este ano teve o  valor de  R$ 35,00, valor este que  não se aplicou nos casos abaixo:

Automaticamente: Alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais);

Mediante Declaração de Carência: Demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo Inep.

Deveríamos ainda  tornar a participação no ENEM  requisito obrigatório ao ingresso  no nível seguinte de escolarização, a Universidade.

Se realizamos a prova na  base do participa quem quer  ou pior ainda, “participarão nossos melhores alunos”, não teremos nunca uma radiografia de como está a Educação Brasileira.

Fonte:http://enem.inep.gov.br/inscricao/
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/09/nao-ha-como-o-ensino-publico-nao-ter-melhorado-diz-haddad-sobre-enem.html

Sobre yarargdias

Sou Consultora e Auditora Especialista em Gestão de Pessoas, Carreira, Liderança e Coaching, Especialista em Segurança Empresarial e Cultura Organizacional Disney, Estrategista Digital. Mentora, Escritora, Palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas / Relações Interpessoais, Qualidade em Serviços, Liderança e Engajamento de Funcionários, Educação, Segurança, Bullying, Cyberbullying e Disciplina Positiva. Membro Consultor da Comissão Especial de DIREITO ANTIBULLYING da OAB/SP até Dez/2018. Cursos em Qualidade em Serviços, Excelência em Liderança, Engajamento de Funcionários pelo Disney Institute, Orlando, Flórida – US. Graduada em Direito, Pedagogia e Pós Graduada em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching, MBA em Gestão Estratégica de Segurança Empresarial. Autora do livro: ​Coisas que os pais precisam saber sobre os filhos. Autora da apostila dos cursos Excelência no Atendimento, o método por trás da Magia, Leadership Excellence - A liderança inspiradora e Segurança em Instituições de Ensino.
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário